terça-feira, 16 de julho de 2013

A meditação tem o poder de mudar sua vida! (Parte I)

Por experiência própria digo que a meditação tem o poder de mudar vidas. Eu deixei de fazer uma hora semanal de terapia pra fazer uma hora diária de meditação, e pude me despedir da minha terapeuta, agradecendo por toda a ajuda que ela pôde me oferecer até então, depois de perceber que todas as respostas que eu buscava se encontravam dentro de mim e que agora eu não precisava mais da ajuda dela para encontrá-las; a meditação seria agora minha auxiliar.

Quando eu quis começar a meditar algumas dúvidas surgiram, e eu tive quem pudesse me ajudar; pensando então nas dificuldades que se pode ter pra iniciar a prática eu abordarei alguns pontos de dúvidas que podem surgir e o que eu posso aconselhar.



  • O ideal é que você se sente confortavelmente em uma cadeira ou colchonete no chão e mantenha suas mãos relaxadas sobre os joelhos ou pernas, procure ficar em um lugar onde não haja interferência de pessoas, ruídos, animais. Você pode experimentar colocar alguma música relaxante também (em um post futuro colocarei dicas de músicas e grupos musicais que auxiliam na meditação). Se existisse uma regra pra meditação essa regra seria: relaxe!


  • Existem alguns "exercícios" que você pode fazer durante a meditação que poderão te ajudar a manter-se presente:
Chakras: nossos centros de energia
  1. Você pode levar sua atenção a sua própria respiração, respire vagarosamente, sinta o ar entrando e enchendo o seu peito. Você pode ler mais sobre essa respiração, conhecida como respiração diafragmática aqui.
  2. Você pode levar sua atenção a cada um dos seus chakras, que são nossos vórtices de energia (como na imagem ao lado) começando pelo vermelho lá embaixo e indo até o violeta passando por cada um deles sentindo toda a energia e calor que existe neles. "Cada chakra tem suas ações emocionais e espirituais específicas, exercendo ligação entre os órgãos, as glândulas, os centros nervosos do corpo e as forças vitais que animam o corpo físico"
  3. Você pode entoar mantras ou palavras que te tragam sensações de paz e bem-estar. (Mantras são sílabas ou palavras ditas ou entoadas repetidas vezes como orações.)


  •    Não consigo ficar muito tempo meditando, e agora?
--Não tem problema se no começo você não conseguir ficar mais do que dez ou quinze minutos meditando, afinal, é algo com o que seu corpo ainda não está acostumado a fazer, não desista, com a prática será mais fácil ficar cada vez mais tempo em meditação.


  • Existe um tempo certo para ficar meditando?

--Não, você deve ficar o quanto você sentir que seja necessário, a meditação deve ser agradável de se fazer, não deve ser uma penitência, ela deve ser praticada para te ajudar e trazer melhorias na sua vida.



Continua no próximo post...









Nenhum comentário:

Postar um comentário